terça-feira, fevereiro 22, 2011

Sonhos Perdidos

Tem gente que anda por entre os caminhos da vida, sem rumo, sem perspectivas, com os sonhos perdidos.
Essas mesmas pessoas nascem, e, no decorrer de sua evolução espiritual, traçam seus objetivos, seus desejos de crescimento espiritual e material, porém quando se enxergam já envelhecidos sem ter alcançados os seus objetivos, tornam-se pessoas tristes, frustradas, tem muitas que esperam só mesmo chegar a hora da morte, no ledo engano de que morrendo conseguirão esquecerem-se de suas existências desmerecidas.
Aos nossos irmãos que encontram-se em situações de angustia e tristeza, lembremos que Deus nos dá oportunidades durante toda a nossa existência, sempre para que enxerguemos que nunca devemos desistir de nossos objetivos, de nossos sonhos.
Por isso nunca perca as esperanças, pois um dia as coisas tomam um rumo melhor e aí você verá que os esforços não foram em vão.


terça-feira, fevereiro 15, 2011

A Psicanálise


Desde o seu surgimento, a psicanálise teve uma relação ambivalente com a cultura em que se inseria. A nova disciplina, surgida em Viena no final do século passado, propunha uma visão crítica da sociedade, privilegiando as motivações inconscientes para os comportamentos individuais e grupais. Ao mesmo tempo, procurava ser aceita socialmente, como uma disciplina científica respeitável, que oferecia um novo e revolucionário tratamento para os problemas mentais.
Embora a recepção inicial pela sociedade tenha sido fria e até mesmo hostil, as idéias psicanalíticas progressivamente foram tendo aceitação e, em graus variáveis, conforme cada local, chegaram a ter uma enorme influência sobre a cultura ocidental.
Freud é considerado um dos principais pensadores do século XX, e por muitas décadas suas contribuições dominaram o cenário psiquiátrico, psicológico e das demais áreas da saúde mental, bem como tiveram marcante presença no mundo das artes e na forma de entender as manifestações emocionais das pessoas, das famílias e dos grandes grupos. A sociedade religiosa daquela época reprimia veementemente todo e qualquer sentimento que fosse de encontro aos preceitos formadores da moral.
Os instintos sexuais eram os mais reprimidos, visto que a religião e a moral da sociedade concorriam para isso. Mas, é aí que o mecanismo de censura torna-se mais falho, permitindo assim que apareçam sintomas neuróticos. Explicando a sua teoria da sexualidade, Freud afirma que há sinais desta logo no início da vida extra uterina, constituindo a libido.
    A libido envolve do nascimento à puberdade, períodos de gradativa diferenciação sexual. A primeira fase é chamada de período inicial, onde a libido está direcionada para o próprio corpo, oral e analmente. A segunda fase, o período edipiano, que se caracteriza por uma fixação libidinal passageira entre os 4 e os 5 anos, também conhecida como "complexo de Édipo", pelo qual a libido, já dirigida aos objetos do mundo exterior, fixa a sua atenção no genitor do sexo oposto, num sentido evidentemente incestuoso. Por fim o período de latência, iniciado logo após a fase edipiana, só irá terminar com a puberdade, quando então a libido toma direção sexual definida.
Todo o edifício teórico da psicanálise está fundado na compreensão do sujeito perante suas defesas e estratégias para interagir com o mundo externo através daquilo que ele consegue identificar como sendo o seu ser, o qual se move na busca incessante de realizar seus desejos.
Esses períodos ou fases são essenciais ao desenvolvimento do indivíduo, se ele as resolver bem será sadio, porém qualquer problema que porventura ele tiver em superá-las, certamente iniciará um processo de neurose. Assim, Freud desenvolveu um método de tratamento que se pode igualar a uma "arqueologia da alma", onde o psicanalista busca trazer à luz as experiências traumáticas passadas que provocaram os distúrbios psíquicos do paciente, fazendo com que assim, ele encontre a cura.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

A realidade no retrato


Vocês devem conferir a obra “O Retrato de Dorian Gray”, do escritor irlandês Oscar Wilde, que, enquanto escritor, foi um grande questionador e crítico da sociedade e do período em que viveu.
Nessa obra, Wilde, coloca toda sua imaginação sobre o que seria a sociedade se tivesse o poder de nunca envelhecer. Ele escandalizou a sociedade da sua época. Confiram um pequeno resumo do livro.
Dorian Gray é o personagem central de uma história extremamente trágica e fantástica. Um jovem de cerca de 17 anos, dono de uma beleza narcizesca, que fascina a todos que o conhecem, sejam eles mulheres ou homens, tem seu retrato pintado por um devotado amigo. Na noite em que o retrato é terminado, Dorian conhece Lorde Henry Wotton, abastado e libertino amigo do Pintor Basílio Hallward. Lorde Henry, é o burguês com traços aristocratas clássico (cínico, preconceituoso, sarcástico e bon vivant ao extremo), depois de alguns minutos com Dorian, deixa-o completamente perturbado, colocando em sua cabeça questões até nunca imaginadas pelo rapaz, como o do fim da vida e degradação de seus bens mais preciosos (beleza e juventude), devido à atuação do tempo sobre a carne.
Dorian extremamente perturbado com tudo isso e em um momento de grande desespero, em um terrível rompante contra seu amigo Basílio, por ter despertado nele o conhecimento da beleza que até então ele mesmo não conhecia; roga aos céus para que ele nunca envelheça e toda a ação do tempo sobre ele, além da marca dos pecados que cometesse dali em diante fosse transferida à pintura. E esconde o retrato num cômodo da sua casa onde ninguém tenha acesso, pois, dessa forma, ele poderá manter intacta a sua radiosa beleza.
Com reflexão, perceberemos que o escritor estava concretizando no seu livro a existência de uma sociedade com pensamentos não tão divergentes. Ou até mesmo a sua própria vontade a realizar-se. De uma forma ou de outra, vale a pena conferir essa leitura.    

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Anotações de Amigo

Não te deixes abater ante as provações que atravessas.
Encontras-te na situação mais adequada às realizações que te dizem respeito à vida espiritual.
Permaneces no corpo que mais te favorece às aquisições do campo íntimo.
Tens contigo os companheiros certos que te auxiliam no aperfeiçoamento a que aspiras.
Dificuldades que te surpreendem são os testes aconselháveis em que te cabe encontrar aproveitamento.
Aceita-te como és e aceita a vida em que deves estar, na condição em que te vês, a fim de que faças em ti o burilamento possível.
Seja qual seja o montante das provas, na conta das obrigações que assumiste, levanta-te do chão de qualquer tristeza e fazes o bem que puderes, trabalhando e servindo sem reclamar, porque se te achas no uso da razão é que Deus conta contigo para que auxilies a te mesmo, doando à vida o máximo de tudo que já possuas de melhor.
 
 Emmanuel
 
 
 
Emmanuel