terça-feira, maio 10, 2011

Casa Assombrada



Casa assombrada ou Casa mal-assombrada é onde, supostamente, acontecem eventos insólitos sem que se encontre uma causa física para os mesmos. Tais eventos podem ir desde ruídos ou movimentação de objetos até alegadas aparições de vultos mais ou menos distintos aos quais se chama de assombrações ou fantasmas.
A explicação do Espiritismo Kardecista (apresentado por Alan Kardec) é que esses fenômenos são produzidos por espíritos   desencarnados que, para produzirem efeitos físicos como ruídos, movimento de objetos e sua própria aparição, se valem do  ectoplasma produzido por um ou mais dos moradores que, geralmente sem o saber, possuem mediunidade extensiva.
Ainda, segundo a Doutrina Espírita, esses espíritos podem produzir tais efeitos com mais de um objetivo. Podem ser espíritos levianos querendo se divertir provocando o medo dos moradores, podem ser espíritos desejosos de se comunicarem, podem ser os espíritos de antigos moradores que ainda se julgam donos da casa, podem ser desafetos dos moradores atuais que querem perturbá-los emocionalmente ou, ainda, estarem ali por outros motivos. O conhecimento da Doutrina Espírita e, particularmente, dos mecanismos da mediunidade é dito essencial para que quem mora em uma casa assombrada saiba como lidar com a questão. O Capítulo IX de "O Livro dos Médiuns"  trata especificamente dos lugares assombrados, se bem que, para compreendê-lo, é recomendável a leitura de toda a obra.
Espero que tenha ajudado a entender um pouco sobre certos acontecimentos que fazem parte das nossas vidas e não tenham medo dessas casas...rs, pois para tudo temos uma explicação plausível.


Um comentário:

  1. Oi Márcia:

    Muito boa esta sua postagem!!! Aliás, seu blog é excelente, pois aborda assuntos sobre a espiritualidade e a alma de diferentes pontos de vista. E valeu pela referência à Doutrina Espírita!

    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir

Comentários.