quinta-feira, dezembro 25, 2014

Agradeçamos a Deus!







Agradeçamos a Deus por mais um ano que passa.
Pela saúde do corpo e do espírito.
Pela paz interior
Pela nossa família
Pelos nossos amigos
Pelos que nos ensinaram a ter coragem
Pelo pão de cada dia
Pelo trabalho
Pela paciência
Pela fé
Por todos os sentimentos bons que sentimos este ano, que, com certeza os levaremos para o próximo ano.
O próximo ano que será mais uma benção nas nossas vidas.
Que a paz de Deus e Jesus esteja sempre em nossos corações, porque a PAZ é tudo!


M.V.Borges

sábado, setembro 27, 2014

Progressão dos Mundos




O progresso é uma das leis da Natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão submetidos a ela pela vontade de Deus, que deseja que tudo engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece aos homens o limite final das coisas, é apenas um meio de chegar, por meio da transformação, a um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer e nada volta para o nada.
Ao mesmo tempo em que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. Quem pudesse seguir um mundo em suas diversas fases, desde o instante em que se agregaram os primeiros átomos que serviram para construí-lo, veria que ele percorre uma escala contínua e progressiva, mas em graus pequeníssimos para cada geração, e oferece a seus habitantes uma morada mais agradável à medida que eles também avançam no caminho do progresso. Assim, caminham paralelamente o progresso do homem e o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, pois nada fica estacionário na Natureza. Como é grandiosa esta ideia, e digna do Criador! E como, em contrário, é pequena e indigna do seu poder aquela que concentra toda a sua atenção e Providência no minúsculo torrão de areia, que é a Terra, e reduz a Humanidade a alguns homens que a habitam!
Assim, é que a terra, seguindo essa lei da progressão dos mundos, esteve material e moralmente em um estado inferior ao que está hoje e atingirá sob esses dois aspectos um grau mais avançado. Ela atingiu um de seus períodos de transformação, em que de mundo expiatório se tornará em mundo regenerador, onde os homens serão felizes, pois a Lei de Deus reinará.

Santo Agostinho
(O Evangelho Segundo o Espiritismo)



         

sábado, julho 05, 2014

Eleve o seu pensamento!







Ore, converse ou dialogue com Deus, Jesus e seu anjo de guarda!
Acredite! todas as coisas boas chegarão até você!
Como disse Jesus: “orai e vigiai”


M.V.Borges

domingo, maio 18, 2014

Entendendo o Universo




Deus, inteligência suprema e causa primária de todas as coisas (O Livro dos Espíritos, pg. 45)
Deus colocou seres humanos ligados entre si pelos laços consanguíneos, chamados parentes; exteriormente, a esses laços consanguíneos, Ele colocou outros seres humanos ligados pelos laços espirituais.
Esses seres humanos, sejam parentes ou não parentes, são um grande desafio, porque todos nós temos comportamentos e pensamentos diferentes e, conviver com isso requer muita serenidade, entendimento, paciência e, acima de tudo, empatia (colocar-se no lugar do outro e entender o que ele está sentindo), caso contrário ficará muito difícil o convívio – e essa dificuldade é o que sempre vimos, desde tempos remotos, infelizmente!

Pois, Deus nos deu essa oportunidade de convívio diversificado para que façamos o melhor possível e conseguir, dia após dia, qualquer porcentagem de depuração de nossas pobres almas, e, conseguindo, qualquer por cento já será um grande progresso. Isso requer tempo, pois ainda não somos santos (espíritos perfeitos), mas temos a oportunidade de nos transformar – que nos foi dada pelo Universo, que é Deus.

M.V.Borges

terça-feira, abril 29, 2014


A Chuva



Aproveite esse tempo, é tudo de bom!
Leia, descanse, assista a filmes...
converse com os amigos...aprecie a chuva que cai!
Você pode ficar horas admirando a paisagem, traz paz...
felicidade, entorpece o espírito.
Todos os fenômenos da natureza, os quais o homem não criou, são divinos; somente Deus tem o poder sobre eles.
Por isso são surpreendentes!

M.V.Borges

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Mãos que ajudam




Sabe, só uma sugestão, todas as vezes que você receber seu salário mensal compre uma cesta básica e doe a uma família que passa fome!
Caso você não conheça nenhuma, porque você vive em um lado da cidade em que não se encontra com pessoas assim; vá em algum lugar que você sabe que existem pessoas nessas condições.

Pode crer, Deus fez os que têm mais para olhar pelos que têm menos. E essa é uma grande oportunidade, tudo que fazemos de bom ou de ruim, aos outros, sempre volta para nós! 
E, ninguém precisa saber quando nem como você fez, isso é um problema só seu!

domingo, janeiro 26, 2014

A loucura (ontem e hoje). Comparação entre loucura e normalidade: ponto de vista.




O tratamento da doença congênita denominada loucura sempre foi um grande desafio para a medicina, e também para aqueles que viviam constantemente com pessoas “loucas”, ou seja, a loucura era (e ainda é) vista como algo irremediável, em que os profissionais médicos e os próprios familiares não sabiam como lidar, como cuidar de seus doentes.
A questão é que desde que existem seres humanos, existe a loucura, e nos primórdios não existiam, sequer, uma ideia do que seria aquela pessoa desorientada jogada pelas ruas e agindo anormalmente, segundo os preceitos da sociedade da época. Muitas vezes eram trancafiados em jaulas, ameaçados de passarem fome, vivendo uma existência totalmente sub-humana.
Na questão familiar, na maioria das vezes, os loucos eram deixados à própria sorte. Causavam medo, estranhamento, e, por isso, o distanciamento, o abandono.
Além disso esses doentes mentais eram, á vista da sociedade, tidos como pessoas indignas de qualquer sentimento de compaixão, já que elas não se davam ao respeito, pelo comportamento excêntrico, exagerado.
Na questão médica, na verdade, não existia nenhum tipo de pesquisa para saber as causa daquele distúrbio/comportamento, o que se observava era a total falta de entendimento a respeito desse assunto.
Segundo a Revista de Psicofisiologia, da UFMG, só a partir do século XVIII é que começaram a aparecer umas espécies de asilos, que, também, abrigavam de forma sub-humana os loucos, nesses lugares os doentes continuavam vagando e falando incoerentemente. Os mais alterados eram imobilizados com lençóis.
Nos tempos atuais, os doentes mentais ainda são vistos como causa de afastamento, medo e repúdio; a sociedade ainda os olha com certa criticidade e desdém. No entanto, já existem hospitais especializados para internamento de pessoas com esse tipo de distúrbio, mas que ainda precisam de dedicação nessa área tão específica; é o que se percebe, principalmente, nos noticiários,.
Essa explanação foi referente à loucura no seu sentido literal. Na realidade fica uma grande dúvida (e isso a gente deixa para os pesquisadores da área) acerca do que seria a loucura literal e a metafórica e quem, realmente, podemos conceituar de pessoas loucas e pessoas “normais”. Se voltarmos o olhar a acontecimentos ocorridos por toda história da humanidade, as aberrações que muitos “normais” ou “normal” fizeram, e ainda fazem, às pessoas, com certeza não saberemos distinguir o que é a verdadeira loucura. Mas uma coisa é certa, os loucos conscientes são muito mais perigosos!


Márcia Velanes

domingo, janeiro 19, 2014

Tenha esperança!





Jesus disse que a felicidade não é deste mundo, mas Ele não quis dizer, com isso, que você deve ficar num canto triste entorpecido pelo desânimo, pelo tédio, ou por qualquer outro sentimento de desespero que assalta pessoas no seu âmago.
Procure fazer coisas que lhe agradam, sorria para as pessoas, ria sozinho, assista a filmes engraçados; dance muito, coloque músicas que lhe dê vontade de sair dançando, não prenda sua felicidade.
Quando Jesus disse que a felicidade não é deste mundo, Ele quis dizer que este não é um mundo de perfeições, mas nós devemos saber como agir. Tenha certeza que tudo na vida passa e que, lá dentro do seu ser, você sentirá quando isso acontecer. Após toda tempestade o sol volta a brilhar, é um clichê, mas é a pura verdade. Tente conservar a esperança, a paz consigo!

Eu dedico essas palavras a uma pessoa, a qual se identificará com elas!

Ma. Vellanes